quinta-feira, 5 de maio de 2011

PARABÉNS IRMÃOS URUGUAIOS.

Não é de hoje que escrevo, eles estão de volta, a ultima Copa do Mundo provou isto. Nesta Libertadores a confirmação. O Liverpool que ninguém conhecia deu trabalho ao Grêmio já na pré-Libertadores. Nacional e Peñarol fizeram uma boa primeira fase da competição . E agora o competente Peñarol de de Diego Aguirre calou o Beira-Rio com 40 mil torcedores, virando nos 45 minutos finais um jogo em que perdia no primeiro tempo por uma a zero. Eu tô falando! Vem ai Copa América, só falam em Argentina e Brasil e eu digo gente, gente olho nos uruguaios nos uruguaios. Duas linhas de quatro bem postadas, zaga perfeita em cima e em baixo, muita garra e catimba equilibrando contra a alta habilidade de brasileiros e argentinos está é a receita silenciosa da azul celeste do Prata.

O FUTEBOL BRASILEIRO PRECISA SER MAIS HUMILDE.

Vamos lá, todos nós saimos gozando dos nomes estranhos de alguns times que nos últimos anos disputaram ou estão na atual Libertadores. George Wilstermann, Godói Cruz, Boiacá Chicó, Once Caldas , LDU, Oriente Petrolero e por ai vai. Este não passa da primeira fase porque é chileno, já este não ganha porque é do Equador, este vai ser goleado lá e aqui pois vem da Bolivia. E ai vamos nós do futebol cinco vezes campeão Mundial fazendo piada dos irmãos da América do Sul espanhola. Justo nós, intrusos de lingua portuguesa em uma competição que fala espanhol. Pois é. Numa mesma noite Internacional, Grêmio, Cruzeiro e Fluminense foram eliminados. Restou o Santos para contar a história que sirva de lição para as próximas Libertadores, pois no futebol , seja em que país for, em que divisão for, não existe mais"bóia dada".

TRAGÉDIA GAÚCHA EM DOIS ATOS.

O dia 4 de maio vai entrar para história do futebol do Rio Grande do Sul com o nome: TRAGÉDIA GAÚCHA EM DOIS ATOS. Internacional eliminado em pleno Beira-Rio para o Peñarol ao perder por 2x1, após ter empatado o jogo de ida em 1x1 em Montevidéu. E o Grêmio que no Chile no Estádio San Carlos de Apoquindo levou 1xo do Universidad Católica não conseguindo reverter a derrota sofrida já no jogo do Olimpíco em 2x1. Paulo Roberto Falcão e Renato Portaluppi devem explicações ao torcedor. Falcão porque tirou Oscar do time e Renato porque com tantos desfalques no Chile saiu com o garoto Leandro no banco de reservas. O Internacional não conseguiu superar mais do que a garra uruguaia duas perfeitas linhas de quatro com dois excelentes zagueiros. E o Grêmio só confirmou o que já se sabia, não iria longe com Júnior Viçosa, Gilson, Neuton, Lins, Vinicius Pacheco e por ai vai. Agora Paulo Odone e Giovani Luigi, presidentes de Grêmio e Internacional, precisam rapidamente, reformular seus discursos, para motivar os seus torcedores para os Grenais que decidem o Gaúchão 2011. Claro! Venderam a idéia de que o Campeonato Gaúcho não valia nada, que a prioridade era a Libertadores da América. Nos anos 70 o já falecido treinador da Zona Sul Galego dizia: "Por não ganharem nada neste ano em nivel nacional, o gaúchão virou a tabuá de salvação da dupla Grenal".